Joinville (05/10/2010) - Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
Joinville começa a definir as ações necessárias para que a população tenha acesso a medicamentos fitoterápicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que isso aconteça, o prefeito Carlito Merss assinou na noite de segunda-feira (4/10) a lei nº 6.774 que aprova a Política Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e institui a comissão de implementação para elaborar, no prazo de seis meses, o Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
A cerimônia foi realizada na Mitra Diocesana, com a presença do bispo da Diocese de Joinville, Dom Irineu Scherer. O bispo lembrou que a data da assinatura coincide com o Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais e da natureza.
A comissão de implementação do Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos será constituída por representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, Pastoral da Saúde; entidades que desenvolvam trabalhos com plantas medicinais, Secretaria Municipal de Educação, instituições de ensino superior e Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema).
O prefeito Carlito Merss pediu à comissão de implementação do programa que se empenhe nos estudos e definição das ações, com o apoio das universidades. ?As ações devem ser feitas com o pé no chão, para que realmente beneficiem a população?, enfatizou. Carlito também solicitou que haja um trabalho de educação com a população sobre o uso correto dos fitoterápicos.
Órgãos e entidades que farão parte da comissão de implementação já vinham discutindo o assunto há dois anos. Na sexta-feira (1º/10), esse grupo de trabalho se reuniu e definiu uma equipe executiva para já trabalhar no detalhamento das ações. Esta equipe é formada por profissionais da Secretaria da Saúde, Fundação 25 de Julho e Secretaria de Educação, por meio da bióloga e fitoterapeuta Patrícia da Silva. A equipe executiva vai apresentar alguns encaminhamentos práticos no dia 8 de novembro, durante a primeira reunião oficial da comissão de implementação do programa.
Contato: Edite da Silva
3424.1188 e 9117.8283
Nenhum comentário:
Postar um comentário